consultórios

Primeira consulta

O atendimento inicial demanda uma escuta criteriosa, quando são coletadas informações sobre o motivo da consulta, além do histórico de vida e de saúde do paciente. Por isso, essa consulta tende a ser mais demorada, visando identificar as necessidades do paciente com o objetivo de encontrar soluções mais adequadas para cada pessoa.

Neste primeiro momento, também pode ser necessária a escuta de familiares que possam contribuir com o entendimento do quadro e a condução do plano terapêutico individualizado.

Acompanhamento

Habitualmente, o acompanhamento psiquiátrico demanda um seguimento longitudinal.

O tempo de tratamento dependerá de diversos fatores como o diagnóstico, o envolvimento do paciente, a participação da família, necessidade ou não do uso de medicamentos, entre outros.

Esclarecer para a família e para o paciente cada etapa do plano terapêutico, assim como a necessidade do acompanhamento regular com o psiquiatra são pontos fundamentais para o sucesso do tratamento, detecção de sinais de alarme e recidivas.

Dessa forma, minha atuação preza por um trabalho integrado com a família, respeitando a individualidade e a privacidade do paciente. 

ATENDIMENTO DOMICILIAR

Existem inúmeras situações em que levar o paciente ao consultório não é uma opção, seja por restrições de mobilidade, alterações de comportamento ou para preservar a segurança e a privacidade.

Nessas situações, o atendimento domiciliar é uma excelente alternativa que ofereço aos meus pacientes. Além da comodidade e conforto, facilita a comunicação com a família.

No caso de idosos, em instituições de longa permanência, o atendimento pode ser realizado no próprio local, se a família assim preferir.

 

Agende sua consulta!