Transtorno Afetivo Bipolar – TAB

O transtorno afetivo bipolar, também conhecido como bipolaridade ou TAB, é caracterizado por episódios de instabilidade de humor. Tais episódios possuem períodos de mania (euforia, necessidade de falar sem parar, pensamento acelerado) e períodos depressivos, apresentando períodos de normalidade.

Com a evolução da doença, os episódios ficam cada vez mais graves, com maior dificuldade de remissão dos sintomas e retorno à normalidade. O primeiro episódio tende a aparecer em adultos jovens, na faixa dos 20 anos. Entre os transtornos psiquiátricos, o TAB é o que possui maior evidência de influência genética. Uso de álcool e de outras substâncias está associado ao TAB e relacionado ao início precoce, além do maior número de internações e gravidade da doença.

Importante diferenciar as fases maníaco-depressivo do TAB e labilidade emocional, que é quando o indivíduo oscila o humor ao longo do dia por motivos, às vezes, banais.

Como é o episódio de mania?

É caracterizado por um período de humor alterado, persistentemente elevado, expansivo ou irritável, associado a outros sintomas, como:

• Autoestima inflada
  • Redução da necessidade de sono
  • Aceleração do pensamento
  • Distração
  • Hiperatividade
  • Exacerbação da sexualidade ou incapacidade de controlar adequadamente os impulsos

Essas características ficam presentes por, no mínimo, uma semana.

Como é o episódio misto?

É caracterizado por um período de humor alterado, onde ocorrem tanto critérios de episódios maníacos quanto depressivos. Há, na maior parte dos dias, concomitância de períodos de tristeza e irritabilidade, associados à agitação, euforia, alteração do apetite e pensamento suicida.

Tratamento

O tratamento do transtorno afetivo bipolar visa mantê-lo dentro da “normalidade afetiva”, proporcionando sua reintegração social e funcional. Para isso, o uso de medicamentos é indispensável para a remissão dos episódios, manter a estabilidade emocional e prevenir recorrências.

Silveira, DX. Fidaldo TM. Manual de Psiquiatria. São Paulo: Roca, 2014.